quarta-feira, 20 de maio de 2009

Conjunção celeste é destaque nas próximas madrugadas

Nem é preciso dizer que as conjunções planetárias são os espetáculos mais belos do firmamento. E se a Lua estiver presente o show ganha mais beleza ainda.
E é isso que vai acontecer nos próximos dias, tornando as frias madrugadas muito mais interessantes e charmosas.


Nas próximas duas madrugadas (quinta-feira e sexta-feira) uma espetacular tripla conjunção celeste vai dominar o céu noturno do quadrante leste.
Ali, juntos pela segunda vez no ano, estarão presentes a Lua, Vênus e Marte, formando uma composição natural de encher os olhos de qualquer amante do céu.
Se você é do tipo que gosta de acordar cedo (ou prefere dormir mais tarde), esse espetáculo foi feito pra você!
Na próxima madrugada o trio de astros estará aparentemente colado.
Naturalmente, a aparente aproximação não significa que eles estejam de fato juntos. Muito pelo contrário.
A Lua, agora em sua fase minguante, estará a 374 mil km de distância enquanto Vênus está a 86 milhões de quilômetros e Marte a 303 milhões de quilômetros.
A figura abaixo ajuda a compreender melhor.


Apesar de bem longe, Marte brilha bem forte e reluz como uma estrela de 1.35 magnitudes. Apesar de bem visível, Marte é quase uma "estrelinha" quando comparado à Vênus, que brilha tanto quanto um farol de magnitude -4.32, cerca de 100 vezes mais forte que o planeta vermelho.
Na sexta-feira a conjunção continua, mas com a Lua bem mais abaixo e praticamente invisível, já que a fase nova está quase chegando.

Vendo o Espetáculo

Para ver a conjunção não será preciso nenhum equipamento especial. É só olhar no quadrante leste, aquele em que o Sol nasce, a partir das 04h00.
O show celeste poderá ser apreciado até que os primeiros raios de Sol ofusquem o brilho dos planetas, mas Vênus e Lua ainda poderão ser vistos mesmo após o dia clarear.
Como as noites e início da manhã têm sido bastante frios, não se esqueça de sair agasalhado.
De resto é só curtir o que a natureza nos deu.
Bons céus!

Artes:
No topo, carta celeste mostra a posição dos planetas na madrugada do dia 21 de maio, às 05h00. Na sequência, gráfico mostra a posição dos astros dentro de suas órbitas nesta mesma data.
A linha verde é o campo de visada de um observador na Terra.


Crédito:
Apolo11.com

Nenhum comentário: