terça-feira, 16 de junho de 2009

Homem brincando de Deus


A Literatura sempre imaginou e antecipou conquistas científicas e alguns fatos médicos novos recuam até antiquíssimos mitos!

Exemplos estão em A Máquina do Tempo, Os Primeiros Homens na Lua de H. G. Wells, e Admirável Mundo Novo (1932) de outro inglês, Aldous Huxley.
Neste, no que chamou de “chocadeira” de Londres, o autor previu o bebê de proveta, tornado realidade apenas meio século depois (1977/1978).
Acredita-se até que as perquirições psicológicas empreendidas por Dostoievsky nos mais negros recessos do coração e da mente humanos, tenham influenciado a criação da Psicanálise de Freud!
Já conquistados os transplantes (fígado, rins, coração, pulmões), um dos exercícios médicos mais recentes tem sido o emprego de células-tronco para regenerar ou substituir vísceras ou órgãos lesados.
Isto nos remete à Mitologia religiosa grega, a um dos Titãs e deus do fogo, o herói Prometeu. Este, por ter roubado o fogo que Zeus havia escondido dos mortais, foi por ele mandado acorrentar numa das rochas mais elevados do Cáucaso.
Seu fígado imortal era devorado por uma águia, mas continuamente regenerava-se, renascia!
Tal mito literário foi a base para a tragédia Prometeu Acorrentado de Ésquilo (467-459 a. C.), tendo a primeira edição francesa surgido só em 1770.
A maravilhosa história das células-tronco embrionárias começou em 1963, quando dois canadenses as detectaram em sangue de ratos de laboratório.
Somente 35 anos após (1998), um americano (Thomson) isolou-as em seres humanos.
Em 2001, pasmem os leitores, o antecessor de Obama reduziu as verbas públicas para pesquisas neste setor! Contudo, em 2004 – usando recursos privados – outro cientista americano avançou as investigações, e em 2006 um japonês de Kioto (Yamanaka) conseguiu induzir ratinhos a produzir as primeiras células-tronco pluripotentes sem usar embriões.
No ano seguinte aquele americano e o mesmo nipônico desenvolveram idênticas células em humanos.
Finalmente, em 2008, três outros pesquisadores (Harvard) descobriram células pancreáticas produtoras de insulina. Estaria exterminada a diabetes?
As células-tronco podem provir diretamente de embriões humanos, ser induzidas em pele de ratos, ou criadas a partir de células adultas.
A Ciência já consegue fazer uma célula madura retornar ao estado embrionário, assim produzindo uma quantidade ilimitada de células-tronco específicas para doenças cardíacas, ósseas, musculares e cerebrais.
É quase inacreditável!
Sabe-se que as células nervosas danificadas não se reproduzem, contudo vêm sendo promissoras as chances do transplante de células-tronco fetais para o cérebro, em parkinsonianos e portadores da doença Alzheimer.
E pensar que Andreas Vesalius (1514-1564), autor de De Fabrica Humani Corporis (1543) não imaginara o corpo como fábrica de ossos, músculos, nervos e vasos!
Será que os cientistas, mortais todos, já possuem dons divinos?
E a Natureza não poderia deles se vingar?
O médico-escritor Pedro Nava disse, em Galo das Trevas: A verdade de hoje pode ser o erro de amanhã.
Aliás, a imaginação é sempre mais brilhante do que a realidade.
Enfim, as pesquisas não dormem, e Deus, onisciente e onipotente, está vendo e permitindo tudo isso!
PEDRO HENRIQUE SARAIVA LEÃO
Médico. Presidente da Academia Cearense de Letrasph.saraivaleao@bol.com.br

Nenhum comentário: