sexta-feira, 3 de julho de 2009

Santo Sudário pode ser foto de Da Vinci


Leonardo Da Vinci, um dos maiores gênios do Renascimento, pode ter sido responsável por uma das maiores fraudes da História, sugere um documentário que será exibido nesta quarta-feira pela televisão britânica.
A teoria partiu de uma análise de feições que atribuiu o rosto estampado no Santo Sudário não a Jesus Cristo, como de costume, e sim ao artista italiano.
Os traços "sagrados" seriam, na verdade, os de um busto de Da Vinci, projetado no tecido através de uma câmera obscura - uma técnica pioneira de fotografia.
A hipótese foi levantada pela artista americana Lilian Schwartz, consultora gráfica da Escola de Artes Visuais de Nova York e famosa por ter associado, na década de 1980, o rosto de Mona Lisa ao autoretrato de Da Vinci. "Estou empolgada com isso", disse Lilian, segundo reportagem do jornal The Daily Telegraph. "Não há dúvida, na minha cabeça, de que as proporções sobre as quais Leonardo escreveu foram usadas na criação do rosto nesse Sudário".
De acordo com o estudo, que será exibido pelo Canal Cinco, o pano pode ter sido pendurado no interior de uma câmara obscura e coberto com sulfato de prata, substância fotossensível já encontrada na Itália do século XV.
Do lado de fora, Da Vinci teria colocado uma escultura de seu próprio busto, cujos traços foram projetados, através de uma lente encaixada no buraco de uma das paredes da câmera, no tecido em questão.
A conclusão de Lilian reforça ainda mais a polêmica em torno do Santo Sudário, apontado pela Igreja Católica como o tecido que cobriu o corpo de Cristo em seu sepultamento.
Análises de carbono, no entanto, afirmam que o material data da Idade Média, mais especificamente entre os anos 1260 e 1390.
De acordo com o documentário, Da Vinci teria forjado o Sudário para repor uma precária versão anterior desaparecida desde 1453.
Para a professora Larissa Tracy, da Universidade de Longwood, na Virgínia, Da Vinci possuía os conhecimentos necessários para fazer a falsificação. "Ele sabia o suficiente sobre anatomia, e sobre a estrutura muscular do corpo", afirmou Larissa, segundo o jornal. "Da Vinci tinha todas as habilidades para criar uma imagem como a do sudário.
Se alguém tinha a capacidade de trabalhar com uma câmera obscura ou técnicas primevas de fotografia, era Leonardo Da Vinci".

Fonte:
Veja

Nenhum comentário: