quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

"Presidenciáveis" na folia.

Dilma e Serra marcam presença no carnaval da Bahia

Governador e ministra negam interesse eleitoral: 'vim para curtir', disse ele; 'é uma agenda brasileira', disse ela.

Vera Rosa e Tiago Décimo - O Estado de S. Paulo

SALVADOR - Pré-candidatos à Presidência da República, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), e o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), ensaiaram tímidos passos de samba, no sábado, 13, à noite, no carnaval de Salvador, mas não se encontraram.

Dilma soltou uma pomba branca na saída do bloco Ilê Ayê e tomou banho de pipoca para abrir os caminhos.

Longe dali, Serra assistiu à passagem dos trios elétricos no Circuito Barra-Ondina de local privilegiado: o camarote da cantora Daniela Mercury.
Os dois adversários na disputa eleitoral de 2010 chegaram à capital baiana no fim da tarde, vindos de Recife, com apenas meia hora de diferença.

Exibindo uma figa azul no peito, Dilma jogou beijos, acenou e tirou fotos com os foliões. "O carnaval aqui na Bahia é uma manifestação muito forte e autêntica do povo", disse ela.

Ao lado do governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), e da primeira-dama, Fátima Mendonça, Dilma contou ter escolhido o Ilê Ayê para visitar porque queria conhecer um bloco de matriz africana. "E o Ilê, como disse a Fátima, é o mais lindo dos lindos", comentou a ministra. "O mais belo dos belos", corrigiu a primeira-dama, numa alusão a trecho de música que faz referência ao bloco de Salvador.

Dilma participou do ritual de purificação e limpeza energética - tradicional na saída do bloco - do terraço da casa onde nasceu o Ilê Ayê, que também é um terreiro.

Trinta e seis pombas brancas, simbolizando a paz, foram soltas em homenagem aos 36 anos de fundação do bloco carnavalesco.

O ator Lázaro Ramos acompanhou o ritual e também recebeu banho de pipoca.

Dois imensos balões brancos com a inscrição "Petrobras" e com o logotipo do governo federal ("Brasil, um País de todos") enfeitavam a rua.

Distante dali, no camarote de Daniela Mercury, Serra tentava demonstrar entusiasmo. "Estou tomando um banho de carnaval", dizia ele. A cada acorde mais alto, o governador balançava a cabeça e acenava para o povo.

No palanque de Serra havia deputados e senadores do PSDB e do DEM.

Apesar do tom eleitoral da visita, tanto Serra como Dilma negaram a tentativa de angariar votos. "Não vim aqui interessado em palanque eleitoral. Vim para curtir mesmo", afirmou o pré-candidato do PSDB.

"Todos nós temos o direito de curtir, nesses três dias, o carnaval. É uma agenda brasileira", emendou Dilma, pouco antes da saída do bloco Ilê Ayê, quando questionada se estava ali cumprindo agenda de candidata.

Animada, a ministra subiu uma ladeira para chegar à sede do Ilê, distribuindo sorrisos e fazendo sinal de positivo para os foliões.

Na hora de ir embora, questionada se o caminho havia sido cansativo, ela brincou: "Pra baixo todo santo ajuda, mas a subida é mais difícil."

Um eleitor do PT não se conteve. "Quem sobe uma ladeira dessas está preparado para subir a rampa do Planalto", disse ele. Dilma sorriu.

Fonte: O Estadão


Nenhum comentário: