terça-feira, 2 de março de 2010

Histórias que o povo conta...


DO GANHAR, APRENDENDO

A PERDER

Mestre, como faço para aprender a perder? Como faço para não tratar a derrota como algo que me seja indiferente, usando frases como "bem... isto não era tão importante", ou "na verdade, eu não queria mesmo isto".

Aquele aluno perguntou àquele mestre.

"Aceite a derrota como derrota, e não tente transformá-la em quase vitória. Respeite-a como derrota; experimente-a e deixe que ela te invada intensamente. Amargue, de forma completa, as dores que os ferimentos das perdas provocam. Nesses momentos, diga para si mesmo: - lutei por algo, e não consegui. Porém, tudo o que perdi foi a primeira batalha. Outras virão e essas, vencerei."

Aquele mestre ponderou, e acrescentou:

"Busque forças na compreensão de que não há como se ganhar todas. Aprenda, que só os corajosos caminham entre derrotas e derrotados sem perder a vontade de vencer. Persista o bastantes para alcançares a vitória fruto de não temeres as derrotas. Ou seja: só a vitoria surgida das tuas derrotas será genuinamente tua. Ela terá que nascer do saberes que o perder é tão dolorido quanto passageiro. Fora disso, filho, o que estará te faltando será uma coisa simples chamada fé.

A fé, sempre promete vitória diante de qualquer ameaça de derrota.

Tua fé é teu escudo vencedor.

Portanto, filho, se esqueça de ti, use o teu escudo vencedor e vença!"

Aquele mestre concluiu então.

Nenhum comentário: