sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Você sabia? O sinal @ vem de onde???


Em informática, @ (arroba) é um símbolo tipográfico, abreviação da palavra inglesa at. Significa "em" ou "a", no sentido de endereço ou localização, ou alguma variação em contextos específicos. O significado em português assumiu o "arroba" pelo contexto mercantil.

Atualmente, é amplamente usada na informática (entre outros usos) para indicar a localização de endereços de correio eletrônico, de forma que o endereço fulano.de.tal@servidor.com indica o utilizador fulano.de.tal no domínio servidor.com

Uma evolução teórica da arroba.

Sinal usado na "taula de Ariza" (1448)
Há diversas teorias sobre a origem do símbolo, que remontam uma origem caligráfica, e logo tipográfica. Entre as mais antigas, era um símbolo mercantil para abreviar "cada uma a", de forma que "12 maçãs @ $1" custariam $12, $1 para cada.
Também há referências sobre a abreviação da preposição grega ανά. Ou ainda, a abreviação de monges medievais para a palavra latina ad seguida dum numeral, por questões de economia de tinta e papel.

Um acadêmico italiano alega ter identificado a origem do símbolo na renascença italiana, num documento assinado por Francesco Lapi em 4 de maio de 1537.O documento é sobre um comércio feito com Pizarro, mais especificamente o preço duma @ de vinho no Peru; nesse contexto, @ significava ânfora (em italiano: anfora; em espanhol: arroba). Atualmente, arroba significa tanto o símbolo "em" quanto uma unidade de medida de massa e volume baseada na capacidade da ânfora.

Outra origem vem do normando "à", significando "cada", de forma que 2 x à £5.50 = £11.00". O símbolo é usado em francês e sueco, e nessa visão ele seria uma forma estilizada de à que evita levantar a mão ao escrever o símbolo.

O historiador aragonês Jorge Romance encontrou o que aparenta ser uma @ na "taula de Ariza" (1448), denotando uma embarcação de trigo de Castela ao Reino de Aragão.
O símbolo foi utilizado em diversas máquinas de escrever a partir de sua introdução em 1884, principalmente por seu vasto uso comercial, incluindo a Lambert de 1902, construída pela Lambert Typewriter Company de Nova Iorque.A máquina IBM Selectric (1961) também incluía o símbolo. Sua inclusão no padrão original ASCII de 1963 seguindo o mesmo preceito.

Em diversas culturas, o símbolo foi nomeado a partir de seu formato, como chiocciola (caracol) em italiano, snabel (tromba de elefante) em sueco e apestaart (rabo de macaco) em neerlandês.

Uso moderno

Computação

O uso contemporâneo mais familiar está no correio eletrônico (transmitido por SMTP), de forma que fulano.de.tal@servidor.com indica o utilizador fulano.de.tal no domínio servidor.com.

Ray Tomlinson da BBN Technologies é creditado por introduzir tal uso em 1971.
Essa ideia da @ representar a localização sob forma utilizador@domínio foi motivada primordialmente pela disponibilidade no dispositivo que ele usava e pela necessidade dum símbolo que não aparece nos nomes de utilizador, evitando ambiguidades.
Também foi migrada para outros protocolos: o comando Unix ssh jdoe@www.example.com tenta estabelecer uma conexão SSH ao computador www.example.com usando o utilizador jdoe.

O símbolo também é usado em diversas linguagens de programação, ainda que de formas distintas. Em C#, ao prefixar cadeias de caracteres ele indica que os caracteres não devem ser escapados, enquanto que ao prefixar identificadores ele permite que palavras reservadas sejam usadas.
Em Java 5.0+ é usada para anotações, uma espécie de metadado.
Em Pascal, é um operador que retorna o endereço de uma variável.
Em Perl, ela prefixa variáveis que contêm vetores.

Na cultura da Internet, a @ também acabou recebendo uso.
Em fóruns digitais e em microblogging, ela é usada para denotar resposta, de forma que "@Jane" é usado para indicar uma resposta ao comentário de Jane.
No caso específico do Twitter, é usada para enviar respostas públicas.
Também é uma substituição leet para a letra A.

Neutralidade de gêneros

Em português e espanhol, assim como em outras línguas ibero-ocidentais em que terminações "o" indicam masculino e "a" feminino, @ pode ser usada como um substituto neutro para o gênero ao invés do padrão "o", que alguns alegam ser uma indicação implícita de machismo. Tais línguas não possuem um gênero neutro e as formas masculinas são também usadas para se referir a grupos mistos ou gêneros desconhecidos. Um exemplo de tal possibilidade está no termo amigos, que quando representa não somente amigos homens, mas também mulheres, poderia ser substituído por amig@s.

Entretanto, a Real Academia Espanhola desaprova o uso da arroba como letra.
Falantes de ambas as línguas também consideram tal uso como degradante.

Outros

Em literatura científica e tecnológica, especialmente em inglês, @ é usada para descrever as condições em que os dados são válidos, ou em que os experimentos foram feitos. Por exemplo, a densidade da água do mar pode ser descrita como d = 1,050 g/cm³ @ 15 ℃. Numa fórmula química, a arroba é usada para denotar átomos ou moléculas em certas condições especiais.
Em genética, ela é uma abreviação de locus, como IGL@ para immunoglobulin lambda locus.

Codificação

A @ está codificada em ASCII no código x40. Por consequência, também é parte do Unicode com o mesmo código, U+0040.
Além do símbolo em sua formatação tradicional, há também um caractere Unicode para a versão reduzida, ﹫ (U+FE6B),e outro para a versão monoespaçada, @ (U+FF20).


Fonte: Enciclopédia Livre

Nenhum comentário: