terça-feira, 9 de junho de 2009

ALFACE, PORQUE DEVEMOS COMER?

Maribel Gonçalves de Melos

Sempre ouvimos falar sobre a importância de comer vegetais por fornecerem vitaminas e minerais essenciais para a manutenção da saúde. Mas para quem deseja emagrecer, perder a barriga, baixar o nível de colesterol ou reduzir a celulite, este argumento não é suficiente, então procuro colocar neste texto um motivo bastante significativo.
Os vegetais folhosos são ricos em celulose, um tipo de fibra constituída de cadeias longas de beta glicose, um tipo de glicose que nossas enzimas digestivas não conseguem atingir.
Esta fibra se enovela nas moléculas de amido, que é um tipo de carboidrato muito bem absorvido pelo nosso organismo e que se transforma em glicose.
O amido é uma estrutura complexa parecida com uma árvore de muitas cadeias laterais e cada uma destas é formada de 24 a 30 unidades de glicose.
O cozimento do amido amolece e rompe as suas células, facilitando o processo digestivo enzimático.
Enquanto a celulose fica enrolada no amido, a ação das enzimas é dificultada, reduzindo o aproveitamento da glicose do amido, diminuindo, assim, a liberação de insulina e a formação de gordura para ser estocada.

SALADA e PIZZA

Quando comemos alimentos ricos em amido como pão, massa, batata, arroz branco e na mesma refeição incluímos vegetais folhosos ricos em fibras, estas fibras se enrolam às moléculas de amido dificultando o acesso das enzimas. Assim, a liberação das moléculas de glicose do amido será mais lenta e gradual.
O mesmo acontece quando comemos um sanduíche com vegetais, um risoto acompanhado de salada verde, um prato de macarrão com salada e/ou vegetais.
Os vegetais crus fornecem mais celulose do que os vegetais cozidos, pois o cozimento quebra boa parte das fibras.

SALADA e CHURRASCO pode reduzir o colesterol

Ao comermos vegetais folhosos junto com as carnes, aumentamos a necessidade da ação de ácidos biliares para quebrar a gordura (isso acontece no início do intestino delgado).
A formação de ácidos biliares ocorre a partir de moléculas de colesterol, que agem como detergente para a gordura.
Como as fibras dos vegetais ficam envolvidas com as carnes, provocam o aumento do volume alimentar, aumentando, assim, a necessidade de se produzir mais ácidos biliares para uma correta quebra da gordura.
Com isso há maior gasto de colesterol estocado no fígado.

Então, vale ou não a pena adotar vegetais folhosos?

OBS: Maribel Gonçalves de Melos é nutricionista em Porto Alegre/RS.

Nenhum comentário: