terça-feira, 9 de junho de 2009

REFRIGERANTES: POR QUE NÃO DEVEMOS TOMAR?

Maribel Gonçalves de Melos

As razões são muitas. Veja só:

Versão com açúcar
Um copo 200 ml contém duas colheres de sopa de açúcar.
O açúcar dá a falsa informação de que o corpo está recebendo nutrientes, fazendo com que o organismo mobilize uma série de enzimas (feitas a partir de vitaminas) para “aproveitar” a suposta energia vinda do açúcar.
Só que o açúcar não tem vitaminas, nem minerais ou qualquer outro nutriente. Então, o que acontece?
O corpo acumula o açúcar sob forma de gordura, e ainda queima as vitaminas e os minerais que o organismo contém.
Resumindo, o açúcar desnutre e intoxica, no lugar de alimentar.

Versão sem açúcar
A versão diet ou zero dos refrigerantes costuma oferecer mais cafeína, e quanto mais cafeína mais adrenalina e para manter níveis adequados de glicemia com tanto estímulo, o cérebro passa a “pedir” mais carboidratos e açúcar, formando um círculo vicioso.
Essa versão também contém vários adoçantes que nada contribuem para nossa saúde e provocam a queima de vitaminas e minerais, que são eliminados pelo organismo.
Contém, ainda, ácido fosfórico que compete com o cálcio, reduzindo sua absorção, podendo, assim, comprometer a manutenção da massa óssea, o que é péssimo para as mulheres, especialmente quando entrarem na menopausa.
A versão sem açúcar apresenta um teor altíssimo de sódio, o que causa retenção de líquidos, elimina cálcio e reduz a disponibilidade de magnésio.
Falta de magnésio na circulação leva a maior formação de gordura corporal.


Águas com gás e sabor
Se você está pensando em substituir o refrigerante por estas águas com sabor, que são a vedete do momento, pode esquecer, pois elas contêm grandes quantidades de sódio na composição. BASTA LER O RÓTULO.


Para REDUZIR O CONSUMO sugiro o seguinte procedimento:
Suba em uma balança e registre seu peso e a descrição de como se sente neste dia (disposição física, intestino, pés e mãos, bem estar geral).
A partir deste dia, substitua todo o consumo de refrigerante por água, água de coco, suco sem adição de açúcar, chás de ervas, chá de mate gelado, adoçados com stévia para ficarem mais saborosos.
Após sete dias pese-se novamente na mesma balança e anote como se sente.

Se valeu a pena, continue evitando refrigerantes, deixando para tomar apenas em momentos especiais, nos quais não haja outra opção!

OBS: Maribel Gonçalves de Melos é nutricionista em Porto Alegre/RS.

Nenhum comentário: