terça-feira, 23 de junho de 2009

Nuvem assustadora !!!


Britânicos identificam novo tipo de nuvem em 56 anos
do IG

Especialistas integrantes da Real Sociedade de Meteorologia (Royal Meterological Society) no Reino Unido acabam de apresentar um novo tipo de nuvem.

Seu nome “Asperatus” vem do latim e significa áspero.

A natureza surpreende quando observamos o formato da nova nuvem.
Imponente e até assustador, a nova massa de vapor tem o aspecto de um manto negro e ondulado.

O novo tipo de nuvem foi fotografado na Grã Bretanha e em outras partes do mundo, como na Nova Zelândia e na Escócia e levadas à Sociedade de Meteorologia do Reino Unido para um estudo mais profundo.
Segundo Gavin Pretor-Pinney, fundador da sociedade, a Asperatus é como “a superfície de um mar agitado”, vista de baixo.

A Asperatus ainda não foi reconhecida oficialmente pela Organização Meteorológica Internacional e incluída na lista de nuvens, mas especialistas defendem o seu reconhecimento.
Se for aceita, essa será a primeira variedade de nuvem desde as classificações de 1953.

Meteorologistas acreditam que esse tipo de nuvem pode se formar pela mistura de duas massas de ar, uma muito quente e outra muito fria e se desenvolveria no limite de ambas.

Outros especialistas acham que esse tipo de nuvem pode ser resultado de uma turbulência no interior de uma nuvem de tormenta, as Cumulonimbus (Cb).
Essas são densas e podem atingir 10 a 20 km de altura e geralmente causam grandes tempestades.

A meteorologia reconhece hoje dez tipos principais de nuvens, subdividas em outros tipos levando em conta suas formas e estruturas internas.

Foto:
Nuvem do tipo Asperatus, registrada sobre o céu de Hanmer Springs, na Nova Zelândia.
Crédito: Merrick Davies.

Nenhum comentário: