quinta-feira, 25 de junho de 2009

QUANDO DEUS MUDA O ÓBVIO DA HISTÓRIA

Léo (Um grande amigo, excelente irmão)

Imagine você sentado em sua sala assistindo à luta. Então o apresentador diz:
“Deste lado, pesando aproximadamente 200 quilos, com 2,99 de altura, couraça de 60 quilos, lança de 15 quilos, ele é o Golias.
“Do outro lado, pesando cerca de 65 quilos, aproximadamente 1,65 de altura, cajado (2 quilos), 5 pedras (500gramas), alforje de pastor (500 gramas), ele é o Davi”.
Provavelmente você ligaria fazendo sua aposta, é claro, no Golias. Ou você mudaria de canal, pois “quem perderia seu tempo assistindo a um confronto cujo final já está desenhado?
Olhe só para a disparidade de tamanho”.
Mas esta história não é mera ficção, não há luta comprada, não há internautas dando sua opinião, nem tão pouco bolsa de apostas.
É a dura realidade do povo de Deus no cume de um monte sendo afrontado durante quarenta dias!!!
“Como é, não tem nem um homem neste exército capaz de me enfrentar? Cadê o povo de Deus cuja “lenda” diz destruir muralhas e derrotar exércitos inimigos? Não há ninguém?”
Por certo, quanto mais via o medo nos olhos dos guerreiros israelitas, maior eram as afrontas que fazia.
Os filisteus no cume do outro monte provavelmente davam gargalhadas: “então, é este o exército que destruiu os midianitas com 300 homens?”. Muitos gritos de insulto ecoavam no vale.

Vamos agora para um lugar totalmente diferente.
Estamos num campo florido próximo a um rio tranqüilo.
Arvores frondosas embelezam ainda mais esta paisagem e a brisa suave dá vida aos galhos que em uma maestria perfeita parecem conduzir o coral da natureza.
O único som preponderante aqui é o gorjear dos pássaros e o tropel das ovelhas.
Em meio a esta paisagem bela e tranqüila está alguém que com certeza nunca seria um personagem principal na história da guerra, nem mesmo na mente do Steven Spielberg. Provavelmente nem o próprio Davi pensou que seu dia tão tranqüilo pudesse terminar num vale frente com a morte e com sua roupas de peles respingada de sangue.
Jessé, com sua voz já trêmula pelos muitos anos vividos, chama Davi e o envia a seus irmãos para levar alimentos e trazer as notícias da guerra.
Neste dia, porém, Davi deu um passo a mais. Ele foi além do que era permitido. E o que ele viu? Imagine Davi andando entre as fileiras de Israel vendo homens com medo e, dentre eles, seu irmão Eliabe com um físico impressionante. Que saúde! Mas vejam só, o que o Eliabe está fazendo escondido atrás desta pedra? A resposta está logo ali no vale.
A Bíblia nos diz que a cada dia que Golias descia ao vale e insultava o exército de Israel, os homens olhavam uns para os outros com grande espanto e diziam: “Você viu aquilo? Você viu o tamanho daquele homem? Estamos perdidos !!!”
É esta a cena que Davi viu ao caminhar entre o exército israelita.
Davi reage de forma diferente a de todos os outros.
Provavelmente alguém poderia dizer: “coitado deste menino, ele não entende nada de guerra”.
A reação de Davi não foi de medo, e sim, de extrema coragem e gostaria que você observasse bem uma expressão dita por ele no versículo 26b: “Quem é este incircunciso filisteu para afrontar o exército do Deus vivo?”
A circuncisão foi uma prova da aliança de Deus com Abraão, e a partir daí todo israelita era circuncidado, e isto demonstrava que Deus também tinha um pacto com este homem.
As palavras de Davi expressam sua confiança que Deus era com ele, que ele tinha uma aliança com Deus, e que Deus nunca rompeu as suas alianças.
As palavras de Davi podem ser subentendidas assim: Este homem pode até ser grande, só que é simplesmente um homem. Nós temos Deus como nossa força”.
Meu irmão, já houve momentos em sua vida em que tudo o que faltou foi verdadeiramente entender que você é filho de Deus, que Deus tem um pacto com você e que por isso, todo gigante vai ao chão? Muitas vezes nós temos a idéia de um Deus distante e muitíssimo ocupado para nos incluir em sua agenda.
Você é pai? Todo pai tem grande interesse pelas mínimas coisas do filho.
O pai é aquele que se interessa pelas notas do filho na escola, é aquele que depois de estar deitado vai até a cama do filho para ver se ao virar na cama o filho se descobriu, pai é aquele que olha para um pequeno arranhão no braço do filho e quer saber como aquele acidente terrível aconteceu, e se você lhe perguntar porque ele se interessa tanto assim por você a resposta será: “porque eu sou seu pai”.
Deus se interessa por cada vale que percorremos, por cada gigante que enfrentamos, por cada tempestade que navegamos, e se você O perguntar porque Ele se interessa tanto assim por você, Ele lhe responderá através das palavras do apóstolo João: “Vede quão grande amor nos concedeu o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus – e se porventura você duvidar disso, João afirma – e somos mesmo filhos de Deus” (I joão 3.I).
Este é o pacto que Deus tem conosco, não uma simples circuncisão, mas o supremo privilégio de sermos Seus filhos através do sacrifício de Cristo.
Agora, Deus enche Suas mãos de bênçãos e diz: “é só pegar” - “Tudo o que pedires crendo, recebereis”.
Era neste Deus que Davi confiava, era confiando neste neste pacto com Deus e Sua fidelidade em cumpri-lo que Davi se revoltava diante das blasfêmias proferidas por Golias.
Ao continuarmos lendo o capítulo percebemos Davi dizendo a Saul: “ Olha Saul, eu estava lá no campo apascentado as ovelhas e, então, veio um urso e eu o matei, veio também um leão e eu o segurei pela barba e o matei”.
Ao ler isso você poderia ter a reação imediata de dizer: que rapazinho convencido, hein?
Mas observe o versículo 37: “ O Senhor me livrou das garras do leão e das garras do urso”.
Qual é o princípio que aprendemos com Davi?
Quantas vezes vamos como um trator derrubando todas as muralhas, tombando todos os gigantes, percorrendo todos os vales e em dado momento paramos e dizemos: “Eu sou demais”. Davi reconhecia suas vitórias, mas as atribuía a Deus, e cada leão, cada urso, ou cada gigante era enfrentado na inteira dependência de Deus – Disse Davi ao filisteu: “tu vens a mim com espada, com lança, e com escudo, mas eu venho a ti em nome do Senhor dos exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a que tens afrontado” (v.45).
Depois de tantos anos de ministério o apóstolo Paulo admite que é “nas nossas fraquezas que Deus aperfeiçoa o seu poder”, este versículo em sua forma negativa seria: “É quando me acho forte, que Deus me deixa desprovido de poder”.
DAVI E OS RESULTADOS DE SUA FÉ
Gostaria de considerar agora alguns atributos da Fé. Enquanto os israelitas olham por sobre as pedras das quais se agachavam atrás para se esconder e viam um indelével gigante, Davi ergue seus ombros, enche seus pulmões de ar e ergue a sua cabeça, e observe o que ele vê: “ O teu servo matava, assim o leão como o urso; este incircunciso filisteu será como um deles, porque afrontou os exércitos de Deus vivo” (v.36). Espere aí Davi, você está vendo um animal naquele vale? Limpe os seus olhos e volte a olhar, deve ser o nevoeiro. Davi deve ser míope.
O primeiro atributo da fé é que A FÉ NOS TRANSPORTA PARA O MUNDO DE DEUS. Veja como Davi passa a ver o Golias como Deus via, como um pequeno obstáculo, como um modo de Deus mostrar mais uma vez o Seu poder.
Querido irmão, qual é o nome do seu gigante? O de Davi era Golias! Qual o nome do seu gigante? O Seu gigante é uma esposa que não compreende bem o seu chamado? É a falta de resultados em tantos anos de trabalho na Obra do Senhor? É a sensação de estar sendo inútil? É o seu companheiro de trabalho que passou a lhe perseguir? É aquele crente carnal que vive dando trabalho?
A pergunta seguinte é: O que você vê quando olha para o vale onde este gigante se encontra? Você vê um problema sem solução capaz de impedir seu ministério, ou, oba! Uma chance a mais de Deus mostrar o Seu poder? Você fica escondido atrás das pedras no cume do monte ao lado de Eliabe; ou você vai com Davi ao vale ao encontro deste gigante?
Não há barreiras para nós e nosso ministério quando temos fé; quando passamos a ver todas as coisas como Deus vê; quando os maiores gigantes que pasmam a maioria; como a falta de dinheiro por exemplo, é um mero obstáculo que vamos atropelar.
Quando temos fé todas as circunstâncias da vida nos trazem não a expectativa de uma possível derrota, e sim, a expectativa de como Deus vai revelar o Seu poder desta vez, nos tornamos vitoriosos.
Imagine você entrando numa sala de exposição de obras de arte e ao olhar os diversos quadros você observa um que lhe chama a atenção, não por ser tão belo ou de cores fortes, e sim, porque parece patético.
Você contempla um enorme gigante, e o desenho de suas pegadas anteriores fazem você ter a idéia do tamanho avantajado de seus passos. Um homem muito bem preparado, uma couraça bem polida que reflete o brilho do sol, uma lança enorme e uma espada também.
Do outro lado vem um moço vestido com roupas de pastor, cada passo do gigante corresponde a cinco passos dele. A inclinação que suas vestes faz para trás, mostra que ele está correndo, é inacreditável que ele esteja com um cajado na mão, pedras no alforje, e uma funda.
Sabe o que é mais impressionante? Ele está indo lutar com o gigante.
Aqui está o segundo atributo da fé:
A FÉ NOS ENCORAJA.
Talvez se fosse eu, daria um passo, olharia para o gigante, olharia para trás, que vontade de voltar!
Dava o segundo passo para conferir as pedras no alforje, quem sabe se o Senhor não faz com que ele tenha um ataque cardíaco e não preciso descer até o vale.
Meus irmãos, se existe uma coisa difícil de acontecer e que nos revela o quando nossa fé é pequena e às vezes até o quando ela é ausente, é sairmos correndo não dos gigantes, mas ao encontro deles. Já aconteceu isso em sua vida? Algum momento em que você estava vendo a possibilidade de muita dificuldade e que você arregaçou as mangas e disse:
“pode vir que eu estou pronto?”
Sabe porque Davi corria ao encontro de Golias? Era porque ele já o via caído no chão, é porque ele já se via segurado a cabeça de Golias, isso é fé.
A fé nos encoraja porque não nos deixa ver um gigante erguido em nossa frente, e sim, ela nos faz vê-lo deitado, destruído, aniquilado.
A fé nos encoraja porque ela não nos deixa concentrar no tamanho do gigante e sim no tamanho do nosso Deus.
Seu gigante é uma igreja que não compreende o seu chamado? A fé lhe fará ver o vislumbre da igreja lhe enviando.
Seu gigante é uma esposa, ou um marido irredutível quanto a não aceitar o seu chamado?
A fé lhe fará vê-la(o) ao seu lado na Obra do Senhor.
Observe estas palavras de Davi a Golias:
“Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão, e te ferirei, tirarei a tua cabeça.
Os cadáveres do arraial dos filisteus darei hoje as aves do céu e às bestas da terra, e toda terra saberá que há Deus em Israel.
Saberá toda esta congregação que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; pois do Senhor é a guerra, e Ele vos entregará nas nossas mãos.”
Davi e Golias estão começam a batalha, e veja só no que dá:
“Assim prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra; sem uma espada na mão, feriu-o e o matou.
Correu Davi e, pondo-se de pé sobre o filisteu, tomou-lhe a espada, desembainhou-a,
cortando-lhe a cabeça.
Vendo os filisteu que o seu campeão estava morto, fugiram.”
Se você contar esta história desta forma para um incrédulo ele provavelmente lhe dirá: “este Davi era um excelente vidente, hein?”
Aqui fica o último atributo da fé que queremos considerar:
A FÉ DETERMINA O FUTURO.
Você já pensou nisso?
Veja como Deus fez exatamente conforme Davi havia dito.
Jesus realizou vários milagres, mas em alguns deles Jesus disse ao necessitado:
“Seja feito conforme a sua fé.”
A fé determina o futuro.
Irmão, veja a intensidade desta afirmação.
Você tem um gigante a enfrentar? Creia e Deus fará conforme a sua fé. Seu gigante é um filho rebelde sem conversão? Creia e Deus fará conforme a sua fé. Seu gigante é um marido ou esposa frio(a) espiritualmente que a impede de servir ao Senhor? Creia, e Deus fará conforme a sua fé. Seu gigante é a falta de recursos financeiros para realização da Obra do Senhor? Creia, e Deus fará conforme a sua fé.
CREIA, CREIA E CREIA !!!
Quando você vai a um poço tirar água, o que determina a quantidade de água que você vai trazer? É o tamanho do balde que você leva.
Assim é a fé.
Em algumas ocasiões o gigante nos derrota e então dizemos ao Senhor: “Senhor, onde foi que eu errei?” e Deus nos responde: “filho, seja feito conforme a sua fé, você se lembra?”.
É assim que Deus muda o final da história, do que aos olhos humanos era óbvio.
Deus quer mudar o final da sua história, ele sempre tem um final feliz, desde que você seja
capaz de crer.

Nenhum comentário: