quinta-feira, 30 de julho de 2009

PAM com quebra de fundos inédita

Programa alimenter mundial pode cancelar algumas missões por falta de fundos, apesar da crescente necessidade de distribuição de ajuda alimentar.

foto AFP
PAM com quebra de fundos inédita
Josette Sheeran, directora do PAM

"Estamos confrontados com uma quebra nos fundos de emergência muito perigosa e sem precedentes", disse Josette Sheeran, directora desta agência das Nações Unidas, em Washington.

Segundo responsável, o orçamento do Programa Alimentar Mundial (PAM) "avaliado e aprovado" para 2009 é de 6,7 mil milhões de dólares, mas os fundos previstos até agora atingem apenas os 3,7 mil milhões de dólares.

"Vamos cortar três mil milhões de dólares do nosso programa, o que significa a redução de rações e programas pelo mundo fora, incluindo às pessoas mais vulneráveis no mundo", frisou Josette Sheeran.

Esta situação deve-se ao facto de o número de pessoas necessitadas de assistência alimentar, no ano passado, ter aumentado, explicou a responsável, acrescentando que os números continuam a aumentar.

Josette Sheeran escusou-se a especificar datas, tipos de cortes ou locais que podem ser afectados por esta decisão do programa de alimentos das Nações Unidas.

A reacção dos governos à crise financeira mundial levou à definição de orçamentos muito rigorosos e apertados o que, em parte, pode ter conduzido à quebra nos donativos ao Programa Alimentar Mundial, segundo Josette Sheeran.

Em países desenvolvidos, o impacto da crise "não é tão dramático", o que reduz o sentimento de urgência na ajuda às 1,02 mil milhões de pessoas malnutridas no mundo, disse ainda.

No último ano, as necessidades da agência duplicaram, enquanto os preços dos alimentos aumentaram.

Josette Sheeran está em Washington para se encontrar com responsáveis da administração de Barack Obama, parlamentares e responsáveis do Banco Mundial.

Fonte: Jornal de Notícias

Nenhum comentário: