terça-feira, 29 de junho de 2010

Dez dicas para manter seu computador seguro

1 – Fique atento a atualizações para os programas e navegadores que você utiliza. As últimas versões, em geral, corrigem uma série de vulnerabilidades que podem ser exploradas por crackers.

2 – Além de manter um antivírus sempre funcionando, não esqueça de atualizá-lo com freqüência. Alguns produtos permitem que sejam agendadas upgrades. Vale conferir!

3 – Faça scanners frequentes para buscar ameaças. Não deixe a preguiça te dominar. Algumas vezes vale a pena sair para tomar um café e deixar seu antivírus rodando.

4 – Peça para seu antivírus fazer uma avaliação em pendrives de outras pessoas antes de sair abrindo arquivos. Muitos pendrives rodam por aí de computador em computador espalhando malwares e spywares.

5 – Instale programas de firewall. As redes de internet compartilham um canal de comunicação entre a sua vizinhança e o provedor de acesso. Segundo os especialistas, esse esquema pode facilitar as invasões de hackers. Há algumas versões de firewalls para baixar grátis.

6 – Cuidado com arquivos. Não abra aqueles enviados por estranhos ou cujo conteúdo não for realmente relevante. Muita atenção com as terminações .bat, .cmd, .vbs. Para saber tudo sobre terminações acesse o  ABC da Segurança.

7 – Faça backups de rotina. Esse é um hábito que precisa entrar no seu dia a dia. Lembre-se sempre: é melhor prevenir do que remediar.

8 – Caso esteja em dúvida quanto à segurança do seu PC, você pode realizar uma viagem ao passado. Insira e mantenha atualizado um ponto seguro de restauração (no Painel de Controle/Sistemas e manutenção) e retome uma configuração anterior sempre que necessário.

9 – Não compartilhe pastas (no msn ou em qualquer outro programa) com estranhos. Aliás, apenas pessoas de extrema confiança devem dividir arquivos com você ou ter acesso remoto ao seu PC. A melhor opção é deixar bloqueado acesso remoto.

10 – Não instale programas ou baixe conteúdos de sites estranhos. Caso não tenha alternativa, lembre-se de fazer um backup de tudo antes de realizar uma operação arriscada. Às vezes vale mais a pena pagar por um conteúdo do que ver todo o seu HD apagado.

Fonte: Terra

Nenhum comentário: